IsoCompositos
O que é Pultrusão ?

O que é Pultrusão ?

Pultrudado é um material em PRFV (Plástico reforçado em fibra de vidro), produzido através do processo de fabricação contínua conhecido como Pultrusão, que utiliza resinas termofixas(contando cargas e aditivos específicos) e reforços flexíveis de fibra de vidro.

O processo consiste em puxar estas fibras (o inverso da extrusão) impregnadas com resina através de um molde de aço pré-aquecido usando um dispositivo de tracionamento contínuo. 
Quando este material, impregnado na resina, passa através da matriz aquecida, ocorre o processo de polimerização (endurecimento), tomando assim a forma definitiva. Cada perfil tem sua matriz específica.

 

Reforços

Os reforços comumente usados na pultrusão são à base de fibra de vidro e se dividem em "roving" e manta. Roving são como cabos com centenas de finíssimos filamentos de vidro paralelos, sendo responsáveis pela resistência à tração do perfil pultrudado (resistência longitudinal). Já a manta apresenta-se, como o próprio nome diz, numa distribuição destes filamentos aleatoriamente em várias direções, de forma entrelaçada. Esta característica de distribuição aleatória dos filamentos faz com que o perfil pultrudado adquira propriedades de resistência transversal, resistência esta que, de um modo geral, é menor do que a resistência longitudinal. Algumas aplicações como perfis tipo barras sólidas utilizam somente roving, o que faz com que apresentem elevada resistência à tração e pouca ou quase nenhuma resistência transversal. Exceto casos específicos como barras sólidas maciças, geralmente os perfis pultrudados são fabricados com uma composição de fios roving e mantas.

 

Resinas

O tipo de resina utilizado é que determina as propriedades de resistência à corrosão, retardamento de chama, temperatura máxima de operação e contribui significativamente para certas características de resistência mecânica das peças, como resistência a impacto e fadiga. Diversas resinas termofixas são processáveis por pultrusão, apresentando cada uma características próprias de resistência química. Consultar a Isocompositos para auxiliá-lo a identificar a melhor resina para aplicação pretendida, abaixo as mais utilizadas:

  • Isoftálicas: Para embientes de agressividade moderada, apresenta boa resistência mecânica a ataques químicos e excelentes propriedades de isolamento térmico e elétrico. É a resina mais usual quando nenhuma propriedade específica é necessária.
  • Éster-vinílica: Para ambientes de elevada agressividade química, geralmente usada quando a isoftálica não atende aos requisitos de resistência química para o local de instalação;
  • Offshore: Formulação desenvolvida para ambientes marítimos que exijam propriedades anti-chama, usa na sua composição aditivos específicos para torná-los auto extinguível.
  • Fenólica: Desenvolvida focando aplicação críticas em ambientes marítimos em que a resistência a propagação de chamas (incêndio), toxicidade e efeitos da temperatura exijam desempenho superior ao proporcionado pelas outras resinas.

 

Voltar